Quando associamos maconha e comida, a primeira coisa que vem na mente das pessoas são os populares doces que podem levar o ingrediente: brigadeiros, brownies e por aí vai. Mas a cannabis pode ser o ingrediente de uma variedade muito maior de pratos, inclusive pratos salgados e sofisticados. Para mostrar isso na prática, surgiu o reality Receita da Boa, disponível na Netflix.
Lançada em abril de 2020, a primeira temporada de Receita da Boa foi gravada nos Estados Unidos e vem fazendo bastante sucesso no catálogo da Netflix. A seguir, você entende mais detalhes sobre essa divertida – e saborosa – atração.
Receita da Boa: como funciona a competição
A dinâmica da competição é simples: a cada episódio, três chefs especialistas em maconha competem e precisam desenvolver três pratos que tenham a maconha como um dos ingredientes principais. Os pratos são: entrada, prato principal e sobremesa.
Ao final do episódio, o chef que mais agradar a banca de jurados recebe um prêmio de USD10.000. Mais do que o prêmio em dinheiro, participar da competição significa mostrar seu trabalho ao mundo – já que Receita da Boa está no catálogo mundial da Netflix.
O programa é apresentado pela cantora e chef Kelis e pelo chef e especialista em cannabis Leather Storrs. Além dos dois, a bancada de jurados convidados muda a cada semana, o que dinamiza ainda mais o reality.
Quais são os episódios de Receita da Boa
A primeira temporada de Receita da Boa tem 6 episódios de cerca de 35 minutos cada. O quadro de jurados convidados inclui a cantora Elle King, a drag Alaska e o jogador de basquete Nate Robinson.
Os episódios de Receita da Boa são:
Episódio 1 Churrasco no quintal: nesse episódio de estreia, o foco das receitas é o churrasco. E o que churrasco e cannabis têm em comum? Fumaça e diversão!
Episódio 2 Volta ao mundo: o objetivo desse episódio é proporcionar aos jurados uma experiência gastronômica com referências de outro país;
Episódio 3 Casando com maconha: o tema o terceiro episódio é casamento e os competidores terão que pensar em pratos para e em um bolo de casamento, tudo com maconha;
Episódio 4 Comida futurista: para cumprir esse desafio oé importante surpreender. Para isso, vale tudo, inclusive cozinhar com larvas;
Episódio 5 Viajando nos feriados: o objetivo desse episódio e criar três pratos que remetam as reuniões e festas de feriados, momentos que geralmente rendem confraternização e bons momentos;
Episódio 6 Do trivial à alta gastronomia: no último episódio da temporada, os três chefes precisam criar pratos sofisticados e mostrar que a cannabis pode ser um ingrediente de ouro.
Onde apreciar alta gastronomia com cannabis?
Assistir Receita da Boa deixa a gente com água na boca, não é mesmo? Pois saiba que gastronomia e cannabis é uma combinação que vem dando certo em várias partes do mundo e inspirando restaurantes e incluir o ingrediente em seus menus. Nosso vizinho Uruguai, por exemplo, possui um restaurante totalmente voltado para gastronomia com cannabis.
Criado pela brasileira Marcela Ikeda, o Casa Larica fica localizado em Montevidéu, capital do Uruguai, e nasceu com o objetivo de criar experiências gastronômicas que pretendem aguçar o paladar e atiçar os sentidos de quem provar os pratos. O restaurante possui uma variedade de entradas, pratos principais e sobremesas de encher os olhos e dar água na boca.
O mais interessante é que toda a experiência gastronômica é cuidadosamente pensada, por isso o local é aconchegante e intimista. Se estiver passando pelo Uruguai já sabe, visitar a Casa Larica é uma maneira muito interessante de ter contato com a cannabis como ingrediente de pratos deliciosos.
Siga a Linha Canabica da Bá no Instagram e fique por dentro de mais novidades relacionadas à maconha medicinal e recreativa.