Barbara Arranz Bárbara Arranz​ é biomédica e atualmente vive em Madri, capital da Espanha. Mulher, mãe e ativista, é fundadora da LinhaCanabica.com, uma linha de cosméticos totalmente orgânica e vegana sem aditivos químicos produzidos a partir do óleo de cannabis. Bárbara começou a pesquisa a cannabis há 11 anos, quando seu filho Raul nasceu e foi diagnosticado com a Síndrome de Asperger, um tipo de Autismo leve que gera irritações moderadas. Um de seus maiores objetivos é desmistificar a maconha e levar à cannabis até a casa das pessoas.

Linha Canabica cresce, se aperfeiçoa e anuncia novidades: saiba o que vem por aí!

5 minutos de leitura

novidades linhacanabica

A seguir, você vai entender o porquê dessas atualizações. Mas calma, já adianto que no fundo ainda somos a mesma Linha Canabica da Bá: vegana, eficiente e que traz o poder da cannabis em seus produtos.

Já dizia Sergey Brin, cofundador do Google: “A única maneira de você ter sucesso é tendo um monte de falhas primeiro”. No mundo das empresas de tecnologia (as tais startups) essa frase é como um mantra. Ao longo desse mais de um ano de Linha Canabica, crescemos aprendendo com nosso erros, identificando onde melhorar e tentando ao máximo tornar a experiência do cliente a melhor possível.

Pensando em todos esses aspectos e preparando a Linha Canabica para crescer muito mais, eu, Bárbara Arranz, gostaria de compartilhar algumas novidades com vocês. Gostaria também de explicar o porquê delas. 

Novos canais de atendimento via e-mail

Para começar, atualizamos nosso fluxo de atendimento e fizemos mudanças na forma que nos comunicamos com vocês clientes. Adotamos como mesma ferramenta de marketing e vendas o gerenciamento também do nosso SAC. Desta forma estamos mais seguros que informações trocadas por Whatsapp após sua compra seja realmente uma prioridade também do time de atendimento ou do novo setor pós-venda.

Dá só uma olhada na imagem abaixo com nossos novos e-mails de atendimento:

novos-canais-relacionamento-linhacanabica
E-mail disparado no dia: 06/08 para todos nossos clientes.

Reforço na comunicação via Instagram

Adoro redes sociais! É um modo que eu Bá encontrei de estar mais próxima de quem apoia o nosso propósito e gosta da marca. Nas redes sociais, criamos uma comunidade que une apoiadores, ativistas, apaixonados por veganismo. maconhistas, canabistas e clientes em geral. Você que está lendo provavelmente nos conheceu por uma delas: o Instagram da Linha Canabica.

lubrificante de cannabis
lubrificante de cannabis, HANA KHALIL. Ela utilizou nossos produtos e só depois decidiu recomendar.

Eu Bá não dou conta de manter o relacionamento por instagram sozinha. Por isso,  nosso novo #timesac também está trabalhando para ler e responder comentários e DM’s. O Instagram é o canal mais lento para oferecer qualquer tipo de atendimento, especialmente porque atualmente não temos como encontrar qualquer informação sobre você em nossa base de dados usando apenas sua conta do instagram. 

Também sei que o novo canal de SAC demorou para entregar valor, mas saiba que não é fácil ter uma nova dinâmica com outros setores em um empresa ainda embrionária. Ainda há muito trabalho a ser feito, mas fico muito feliz em ter encontrado colaboradores com propósito de fazer o bem, juntamente com clientes que se mantém firmes e muito pacientes.

Mudanças no atendimento de primeira compra

Talvez você não saiba, mas a Linha Canabica  nasceu no Instagram @vocesabia.cannabis. Meu interesse nessa conta, criada no início de 2019, era gerar conteúdo sobre a utilização da maconha para algumas patologias e dessa forma aumentar o alcance do tema que defendi nos meus últimos anos de faculdade falando sobre Alzheimer e Cannabis em meu TCC.

Após aceitação, apoio e demanda crescente pelo assunto @vocesabia.cannabis e aproveitando o bloqueio da conta (algo que continua acontecendo a outros profissionais: Redes sociais bloqueiam contas de profissionais da Cannabis medicinal), meu desejo em criar receitas de cosméticos com cannabis nasceu, cresceu e hoje estamos aqui.

Minhas primeiras vendas aconteciam por DM do Instagram e mantemos como cultura a ideia de “Venda Assistida” até hoje.

Você deve estar se perguntando: mas por que não implementar um sistema de compra automatizado para venda de Cannabis?

Por enquanto, prefiro aumentar nosso time de atendimento para resolver demanda e diminuir reclamações da falta de atendimento no processo da sua primeira compra ou a demora que estava acontecendo no primeiro semestre desse ano. A Venda Assistida vem dando certo, além de gerar emprego para quem precisa. Nem tudo é só apertar um botão.

base de clientes linhacanabica
base de clientes linhacanabica

Se você é empreendedor uma dica, “Venda Assistida” deu certo para melhorar minhas taxas de conversão e vendas. Percebi que durante o processo de compra e descoberta de um novo produto como o tema da Cannabis facilitou e muito para aumento de nossas vendas.

Mas qual novidade então?

Vem ai, sua Recompra facilitada e gerenciamento de fila no atendimento.

Nosso time de TI está trabalhando para liberar um ambiente seguro somente para recompra de clientes que já passaram pelo processo do primeiro atendimento. Enquanto isso aplicamos melhorias no sistema que gerencia as filas, dessa forma você cliente tem menos demora para ser atendido e fechar sua primeira compra.

atendimento fila cannabis
atendimento fila cannabis, ilustrando como criamos nossas automações

Em sua recompra, você não terá mais necessidade de efetuar um novo pedido no modelo Venda Assistida (acionar nosso time de atendimento). Neste novo ambiente, você seleciona como deseja pagar e qual data tem o interesse de receber seu pedido. Vamos permitir agendamento da próxima entrega, caso tenha usado seu cartão de crédito só efetuaremos a cobrança após a entrega do pedido em sua casa! Portanto, fluxo automatizado de compra somente para você já cliente!

Plano Fidelidade vem aí…

Liberado apenas para clientes com mais de uma compra: equity, desconto agressivo, prioridade em atendimento.

Paciente, agora com prioridade no tempo de atendimento e despacho do pedido.

Nosso propósito sempre foi Maconha Medicinal. O cosmético é a forma que usamos para levar informação e quebrar tabu. Aceitamos como marca manter o tema em constante debate, somos ativistas e vamos nos manter assim!

Estamos efetuando testes com nosso sistema, buscando melhoria na priorização dos pedidos ou solicitação de atendimento feito por pacientes. O grande volume de busca por cosméticos com cannabis acabou também atrapalhando o tratamento de pacientes antigos e novos.

A Linha Canabica está crescendo exponencialmente. Para nós, até 60 dias atrás, não era tão claro quanto dessa proporção de aumento em junho, julho e agosto poderia impactar os nossos processos internos.

app da bá
app da bá

App da Bá saindo da versão Beta, até que enfim 😉

https://linhacanabica.com/aplicativo-maconha-medicinal-cannabis

Atraso em algumas Entregas e erro na Comunicação

Temos o desejo de ser uma empresa com processos 100% eficientes, mas ainda nos falta uma certa maturidade nos processos. Sempre vai existir o que melhorar ou solucionar, mas garanto que a busca por melhoria vai ser sempre constante.

Entendemos que nas últimas experiências de compra acabamos não oferecendo nosso melhor atendimento, mas saiba que estamos executando soluções para justamente evitar todos esses problemas daqui pra frente.

Nos últimos 60 dias:

  • Tivemos mudança da nossa produção, um novo local permitindo ampliação de unidades produzidas por dia e despachos diários. Hoje já contamos com 19 pessoas na operação e temos de 90 a 150 caixas sendo enviadas dia;
Produção Nova - LinhaCanabica.com
Produção Nova – LinhaCanabica.com
  • Criamos novos rótulos  e novas embalagens mais práticas;

aprendemos com os feedbacks que vocês nos deram, e com isso:

  • melhoramos algumas fórmulas;
  • criamos novos rótulos com mais informações … (e mais bonitos);
  • buscamos melhores embalagens e mais praticas;
  • Alteramos fluxos internos para garantir melhoria no atendimento e pós venda;

Ainda temos muito para aprender e melhorar. As mudanças que relatei demonstram que estamos agindo. Na verdade, nos tornamos uma empresa recentemente, todos os processos internos, atendimento, pós-venda, escala da produção artesanal, desenvolver estoque de produtos veganos dentre outras questões vêm amadurecendo aos poucos. Nada disso era conhecido por nós em média e grande escala. Não somos uma indústria com maquinário, estamos criando nossas próprias ferramentas para automação, seja com máquina, tecnologia ou treinando pessoas para tal.

Mas o atraso…

Ele existe, mas é certo que após melhorias e mantendo o ritmo atual com o time de produção, a cada dia diminuímos a chance do erro, muito por conta das diversas variáveis no processo que entendemos que devemos monitorar todos os dias. O time de despacho está em ritmo acelerado também, temos uma média de 90 a 150 despachos dia.

dashboard produção linhacanbica
dashboard produção semanal para despacho – linhacanbica

Mas por que erraram na Comunicação?

O time de produção vem trabalhando aos sábados e também aos domingos, quando enviamos uma comunicação abaixo, logo após greve dos correios:

comunicação entrega atraso
comunicação entrega atraso

Data e Prazo em qualquer comunicação disparada por nós são baseados também em promessas de alguns fornecedores. Acontece que eles também sofreram com o impacto de uma greve ou de uma pandemia. Também tem que a questão das novas embalagens, que influenciaram nos processos de produção. Saibam que sou muito criteriosa quando o assunto é oferecer o melhor aos clientes, tanto em produto quanto em embalagens.

Já cheguei a tomar a decisão de não fazer um envio caso não tivesse o adesivo de brinde. “ Mas Bá…é só um adesivo!”. Não é assim que penso. Eu me coloco no lugar de cada cliente, a experiência de uma compra influenciada por outra tem que ser melhor ou igual. Se não for para ser eu prefiro não enviar.

Estamos trabalhando para melhorar nossos processos de comunicação interna e também de comunicação em massa. Conseguimos testar automações em nosso sistema e, dessa forma, o processo de uma tomada de decisão vai disparar uma comunicação mais assertiva, evitando desencontros da informação e permitindo você saber antes sobre um problema. Vamos tentar ser mais ativos e menos passivos.

#gratidão, Comunicado de Mudanças: 10/09/2020


Você também pode visitar o site da Linha Canábica para conhecer outros produtos e seguir a linha no Instagram e no Linkedin para ficar sempre informado sobre cannabis medicinal.

Avatar
Barbara Arranz Bárbara Arranz​ é biomédica e atualmente vive em Madri, capital da Espanha. Mulher, mãe e ativista, é fundadora da LinhaCanabica.com, uma linha de cosméticos totalmente orgânica e vegana sem aditivos químicos produzidos a partir do óleo de cannabis. Bárbara começou a pesquisa a cannabis há 11 anos, quando seu filho Raul nasceu e foi diagnosticado com a Síndrome de Asperger, um tipo de Autismo leve que gera irritações moderadas. Um de seus maiores objetivos é desmistificar a maconha e levar à cannabis até a casa das pessoas.

Uma comentário para “Linha Canabica cresce, se aperfeiçoa e anuncia novidades: saiba…”

  1. Muito legal que vocês sejam sempre tão transparentes. Já fiz 3 compras e apesar das falhas na comunicação, sempre fui atendida com educação e clareza. Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *