2-AG ou 2-araquidonoilglicerol é um endocanabinóide que desempenha um papel essencial na manutenção do equilíbrio do corpo. Está envolvido em várias funções fisiológicas, incluindo sensação de dor, inflamação, plasticidade sináptica, resposta ao estresse, cognição, emoção e equilíbrio energético.
Foi descoberto pela primeira vez em 1995, tornando-se o segundo endocanabinóide a ser encontrado (o primeiro foi a anandamida). Vamos analisar o papel do 2-AG no sistema endocanabinóide, como funciona e como aumentá-lo.
O 2-AG é o endocanabinóide mais abundante no corpo humano e é um agonista dos receptores CB1 e CB2. É encontrado em níveis elevados no sistema nervoso central (SNC) e ajuda a regular os neurônios do cérebro e do sistema nervoso.
2-AG tem diversas funções, incluindo:
Basicamente, o 2-AG é uma parte essencial do seu sistema endocanabinoide. Seu corpo depende de endocanabinóides como o 2-AG para manter a homeostase (equilíbrio).
Ainda há muito a aprender sobre como funciona o 2-AG, mas acredita-se que sua função principal seja como neuromodulador. (Neuromoduladores são mensageiros que os neurônios liberam para afetar outros neurônios ou células.)
Neste caso, o 2-AG actua como um “mensageiro”, ligando-se e estimulando os receptores canabinóides, fazendo com que sejam activados. Por exemplo, quando o 2-AG se liga a um receptor CB1, isso sinaliza ao seu corpo que é hora de liberar certos produtos químicos para ajudar a aliviar coisas como dor e inflamação.
Conforme discutido, o 2-AG é vital para garantir o funcionamento adequado do seu corpo. E alterar seus níveis de 2-AG pode ajudar a controlar vários problemas de saúde, incluindo:
Embora a elevação dos níveis de 2-AG no corpo possa ajudar a mitigar a dor, manter o 2-AG elevado ao longo do tempo pode reduzir a eficácia do 2-AG como método de controle da dor. A ativação dos receptores CB1 também pode induzir psicose naqueles propensos a ela.
Você pode aumentar os níveis de 2-AG no corpo inibindo a enzima primária que o decompõe, a saber, MAGL (monoacilglicerol lipase), embora outras enzimas também ajudem nessa tarefa. Mas, até que os cientistas entendam melhor os inibidores de MAGL e como eles funcionam, há outras coisas que você pode fazer para aumentar seus níveis de 2-AG:
Ainda há muito que precisamos aprender sobre o 2-AG. Tal como muitas das funções do sistema endocanabinóide (ECS) ainda precisam de ser descobertas e/ou explicadas, precisamos de mais investigação sobre o 2-AG para saber como e porque funciona tão bem.
Para aproveitar os benefícios que a cannabis tem para o corpo, conecte-se hoje mesmo com um membro da Linha Canabica.