Search toggle

Glossário de Termos Comuns Encontrados na Maconha, Ciência da Cannabis e no Estudo dos Canabinoides.

Há muitos jargões quando se trata de cannabis, com termos coloquiais e científicos fazendo parte do vocabulário diário do usuário de maconha medicinal. Nossa tabela de canabinoides/terpenos também é um guia útil. Se você acabou de receber seu cartão de cannabis (maconha medicinal) ou está pensando em obter um e precisa de ajuda para entender um termo específico, aqui está um guia prático para as palavras científicas e relacionadas à cultura da cannabis mais comuns em nosso site e em outros lugares.

A

Atenuação

Redução na gravidade dos sintomas.

Abdominal

Abdômen.

Abiótico

Não relacionado a organismos vivos.

Abortivo

Encurtando o curso da doença.

Abrasão

Atrito desgastando a camada superior da pele.

Abrupção

Uma separação ou quebra repentina.

Acessório

Extra ou suplementar ao elemento principal.

Acetilcolina

A acetilcolina é um neurotransmissor que desempenha um papel importante na aprendizagem e memória.

Agonista / Agonismo Receptor

O oposto de um antagonista do receptor. Um agonista é uma substância química que promove uma resposta biológica ao se ligar a um receptor.

Termos terminando em “-algia”

Dor.

Modulador Alostérico

Um modulador alostérico é como um controle de volume para um receptor.

Ambulatório

Capacidade de caminhar.

Analgesia/Analgésico

Perda de dor onde a dor normalmente seria evidente.

Anatomia

Partes do corpo e sua estrutura geral.

Antagonista / Antagonismo Receptor

Um antagonista do receptor é uma substância que bloqueia ou atenua uma resposta biológica.

Antiemético

Um medicamento ou tratamento usado para combater náusea/vômito.

Ansiolítico

Um medicamento usado para reduzir a ansiedade.

Agonista Neutro

Um antagonista neutro não tem atividade na ausência de um agonista ou agonista inverso, mas pode bloquear a ação de qualquer um competindo no local do receptor.

B

Bi-

Dois.

Bifásico

Muitos compostos produzem um efeito bifásico, o que significa que doses baixas e altas podem produzir efeitos opostos. Isso é certamente verdade para os canabinoides. O THC pode ter efeitos redutores de estresse em doses baixas e causar ansiedade em doses mais altas. O THCV é um antagonista do receptor CB1 em doses baixas e um agonista do receptor CB1 em doses mais altas. Os efeitos dos canabinoides também podem mudar ao longo do tempo.

Benigno

Um crescimento anormal que não é fatal.

Blunt

Cannabis enrolado em papel de charuto, feito de tabaco.

Bong

Um dispositivo de filtração (geralmente água ou gelo como filtro) mais usado para fumar cannabis.

Brachi/o

Braço.

C

Cannabidiol (CBD)

Um fitocanabinoide principal com muitos benefícios potenciais para a saúde e, para a maioria das pessoas, sem os efeitos psicoativos. Representa até 40% dos extratos da planta de cannabis, e o THC é o canabinoide geralmente encontrado nas maiores quantidades. Também parece "equilibrar" os efeitos do THC, reduzindo seus efeitos colaterais adversos.

Canabinoide

Um composto químico que atua nos receptores canabinoides. Canabinoides referem-se a fitocanabinoides (da planta, geralmente, mas não necessariamente, a planta de cannabis) e endocanabinoides (canabinoides produzidos naturalmente pelo corpo humano).

Cannaoil

Óleo infundido com cannabis, geralmente óleo de coco ou azeite.

Cavidade

Espaço oco no corpo contendo um ou mais órgãos.

Receptor CB1

Um receptor canabinoide localizado principalmente nos sistemas nervosos central e periférico. Os receptores CB1 são encontrados no cérebro, e compostos que são agonistas deste receptor são psicoativos. O THC é um agonista parcial do receptor CB1, e o THCV é um antagonista do receptor CB1 em doses mais baixas e um agonista do receptor CB1 em doses mais altas. O CBN pode ser ligeiramente psicoativo e pode interagir muito levemente com o CB1. A interação com os receptores CB1 pode dar aos canabinoides seus efeitos analgésicos.

Receptor CB2

Um receptor canabinoide localizado em todo o corpo, incluindo o cérebro e o sistema imunológico. Agonistas, antagonistas e agonistas inversos do receptor CB2 têm efeitos imunomoduladores e podem inibir a inflamação. O terpeno/canabinoide beta-cariofileno é um agonista do receptor CB2, e o Cannabichromene (CBC) também é um agonista do receptor CB2. Alguns postulam que existem receptores CB3, CB4 e possivelmente até CB5.

Cardi/o

Coração.

Chemotype (às vezes também referido como “Chemovar”)

Um chemotype (às vezes chemovar) é uma entidade quimicamente distinta em uma planta ou microorganismo, com diferenças na composição dos metabólitos secundários. Pequenas mudanças genéticas e epigenéticas com pouco ou nenhum efeito na morfologia ou anatomia podem produzir mudanças significativas no fenótipo químico. Muitos cientistas acreditam que olhar para o chemotype é uma maneira mais precisa de classificar a cannabis.

Compressão

Aplicar pressão para parar o sangramento ou prevenir mais lesões.

Cranial

Crânio.

Cyt/o

Célula.

D

Descarboxilado/Descarboxilado/Descarboxilação/Descarb/Descarbonado

A reação química que remove um grupo carboxil e libera CO2, ou seja, removendo um átomo de carbono de uma cadeia de carbono. Geralmente usado em relação à aplicação de calor à cannabis, seja fumando ou cozinhando.

Dendrito/Dendron

Extensões protoplasmáticas ramificadas de uma célula nervosa que propagam a estimulação eletroquímica recebida de outras células neurais para o corpo celular (soma) do neurônio a partir do qual os dendritos se projetam. Os dendritos essencialmente transportam informações de uma célula para a próxima.

Derm/a, derm/o, dermat/o

Pele.

Despersonalização

Um desapego dentro de si mesmo, em relação à própria mente ou corpo, ou sendo um observador desapegado de si mesmo. Os sujeitos sentem que mudaram e que o mundo se tornou vago, como um sonho, menos tangível, carente de significado ou fora da realidade enquanto olham para dentro.

Dígito/Digital

Dedos das mãos e pés.

Dopamina

O neurotransmissor responsável pelo comportamento motivado por recompensa e controle motor. A desregulação dos receptores de dopamina está associada à doença de Parkinson e à esquizofrenia, e a dopamina também está envolvida no vício.

E

Ecto/Exo

Exterior.

Edible

Um produto infundido com cannabis que pode ser comido.

Termos terminando em “-emia”

Sangue.

Endo

Interior.

Endocanabinoide

Canabinoides produzidos naturalmente pelo corpo humano. Anandamida (AED) e 2-Arachidonoglycerol (2-AG) são os mais estudados.

Sistema Endocanabinoide (ECS)

O nome dado aos grupos de receptores canabinoides encontrados no cérebro e em todo o corpo. O ECS foi descoberto em 1990 e agora acredita-se ser a chave para modular o sono, o apetite, o humor, a memória e o centro de motivação e recompensa. O ECS está intimamente ligado à homeostase.

Efeito Entourage

Usado para descrever o efeito que os canabinoides e terpenoides têm quando trabalham em conjunto, dando às diferentes plantas de cannabis seus efeitos únicos. Outra palavra que poderia ser usada é "sinergia" - um termo usado para quando o efeito total é maior do que a soma de suas partes.

Epi

Sobre.

Epinefrina

A epinefrina é um neurotransmissor "luta ou fuga", excitatório. "A liberação de epinefrina aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial e a produção de glicose pelo fígado (glicogenólise). Desta forma, os sistemas nervoso e endócrino preparam o corpo para situações perigosas e extremas, aumentando o fornecimento de nutrientes para tecidos chave."

Etiologia

A causa de uma condição.

Exacerbação

Piorar, deterioração de uma condição.

F

Femoral

Coxa.

Flavonóide

Os compostos que dão à cannabis seu sabor.

G

GABA - ácido gama-aminobutírico

O neurotransmissor responsável por reduzir a excitabilidade neuronal em todo o sistema nervoso. Existem duas classes principais de GABA: GABA-A e GABA-B. O GABA desempenha um papel no desenvolvimento do cérebro e inibe o glutamato.

Gastr/o

Estômago.

Genótipo

O genótipo é a parte da composição genética de uma célula e, portanto, de qualquer indivíduo, que determina uma de suas características (fenótipo). O termo foi cunhado pelo botânico dinamarquês, fisiologista vegetal e geneticista Wilhelm Johannsen em 1903.

Glutamato

O principal neurotransmissor excitatório. Em neurociência, glutamato refere-se ao ânion do ácido glutâmico em seu papel como neurotransmissor: um químico que as células nervosas usam para enviar sinais a outras células. O glutamato desempenha um papel vital na aprendizagem, memória e plasticidade sináptica. O glutamato é um bloco de construção para proteínas e muitos neurotransmissores, e o glutamato impulsiona a produção de endocanabinoides.

Glúteo

Nádega.

Ginecologia

Estudo e tratamento do trato urinário feminino e órgãos reprodutivos.

Ghrelin/Grelina

Chamado de "hormônio da fome", o ghrelin é um hormônio produzido e liberado principalmente pelo estômago, com pequenas quantidades também liberadas pelo intestino delgado, pâncreas e cérebro. O ghrelin tem várias funções, estimula o apetite, aumenta a ingestão de alimentos e promove o armazenamento de gordura.

H

Hash/Hashish/Haxixe

A resina da planta de cannabis geralmente ligada e prensada juntas usando gelo ou calor, e/ou pressão.

Hemat/o

Sangue.

Hematêmese

Sangue no vômito.

Hematologia

Tratamento de doenças sanguíneas e malignidades.

Hist/o

Tecido.

Histamina

A histamina geralmente está associada a reações alérgicas e coceira, e isso ocorre porque é um neurotransmissor associado a respostas inflamatórias e pele coçando. A histamina regula a função fisiológica no intestino e atua como neurotransmissor para o cérebro, medula espinhal e útero.

Homeostase

A manutenção de um ambiente interno constante. O ECS, hormônios e o sistema nervoso são responsáveis por isso.

I

Iatrogênico

Uma condição que aparece como resultado do tratamento de outra condição.

Idiopático

De causa desconhecida.

Indica ou Cannabis indica

Da Wikipedia:

“Cannabis indica é uma planta anual da família Cannabaceae. É uma espécie putativa do gênero Cannabis, e se ela e a Cannabis sativa são realmente espécies separadas é um assunto de debate. A planta Cannabis indica é cultivada para muitos propósitos; por exemplo, as fibras da planta podem ser convertidas em tecido.”

O termo “indica” geralmente se refere a plantas de cannabis curtas e robustas que têm mais um efeito relaxante, “corporal”. Isso nem sempre é preciso, mas é um termo que entrou no léxico popular da cannabis e, até recentemente, serviu a um propósito na identificação de variedades particulares de cannabis. Embora este método de classificação nem sempre seja preciso, ele tem suas utilidades. Os botânicos sempre discutirão sobre taxonomia, então este provavelmente será um longo debate!

Inguinal

Virilha.

Intestin/o

Intestino.

Intratável

Difícil de curar ou aliviar.

Agonista Inverso

Um agonista inverso é uma droga que se liga ao mesmo receptor que um agonista, mas induz uma resposta farmacológica oposta à do agonista.

Termos terminando em “-itis”

Inflamação.

J

Joint

Cannabis enrolado em um papel de enrolar em preparação para fumar.

K

Kief

Glândulas de resina não prensadas da planta de cannabis. O kief geralmente é prensado para fazer haxixe.

L

Lapar/o

Abdômen, lombo ou flanco.

Leptina

A leptina é um hormônio liberado pelas células de gordura no tecido adiposo. A leptina sinaliza para o cérebro, em particular para uma área chamada hipotálamo. A leptina não afeta a ingestão de alimentos de uma refeição para outra, mas atua para alterar a ingestão de alimentos e controlar o gasto de energia a longo prazo.

Ligand

Uma substância que forma um complexo com uma biomolécula para servir a um propósito biológico.

Lumbar

Lombar.

Termos terminando em “-lysis”

Quebrando.

M

Mamário

Mama.

Microbiologia

Relacionado a (e o estudo de) bactérias, vírus e outros patógenos.

Mono/uni

Um.

My/o

Músculo.

N

Nasal

Nariz.

Neonatal

Cuidados especiais para bebês recém-nascidos com necessidades de alta dependência.

Neur/o

Nervo.

Neurologia

Relacionado ao cérebro, medula espinhal ou distúrbios gerais do sistema nervoso. Estudo do cérebro, medula espinhal e sistema nervoso.

Neurotransmissor

Químicos que possibilitam a neurotransmissão (também conhecida como transmissão sináptica) - o processo pelo qual moléculas sinalizadoras são liberadas por um neurônio - e transmitem mensagens através da sinapse.

Norepinefrina (NE), também conhecida como Noradrenalina (NA)

A norepinefrina é responsável pelo efeito "luta ou fuga", e sua função principal é mobilizar o cérebro e o corpo para ação.

O

Octopamina

A octopamina é um neurotransmissor que se assemelha muito à norepinefrina, e é encontrada em frutas como laranjas amargas. Epirenor, Norden e Norfen são três exemplos de octopamina disponíveis como medicamentos prescritos.

Ocul/o

Olho.

Oncologia

O estudo e tratamento do câncer.

Termos terminando em “-opathy”

Relacionado à doença.

Ophthalm/o

Olhos.

Or/o

Boca.

Ot/o

Orelha.

P

Patologia

Os nomes de distúrbios, doenças e lesões.

Peitoral

Peito.

Pediatria

Assistência médica ou uma área da medicina especializada em crianças.

Fenótipo

O conjunto de características observáveis de um indivíduo resultantes da interação de seu genótipo com o ambiente.

Fitocanabinóide

Canabinoides ocorrem naturalmente na planta de cannabis. Existem centenas de diferentes tipos de fitocanabinoides (144 de acordo com a última contagem do Dr. Lumir Hanus), dos quais os dois principais são THC e CBD. Canabinol (CBN), cannabigerol (CBG), tetrahydrocannabivarin (THCV) e cannabichromene (CBC) são outros exemplos. Os contrapartes ácidos do THC e CBD, CBDA e THCA, também são canabinoides.

Pipe

Um método de fumar cannabis com um cilindro oco e dois orifícios - uma câmara que pode conter cannabis e ser acesa e um orifício menor na outra extremidade para fumar. Geralmente feito de madeira, metal ou vidro.

Termos terminando com “-pnea”

Relacionado à respiração.

R

Ruderalis ou Cannabis ruderalis

Cannabis ruderalis, ou C. Sativa subsp. Sativa var. spontanea é uma variedade ou subespécie de Cannabis com baixo teor de THC, nativa da Europa Central e Oriental e da Rússia. Muitos estudiosos aceitam Cannabis ruderalis como sua própria espécie devido às suas características e fenótipos únicos, que a distinguem de Cannabis indica e Cannabis sativa; no entanto, é amplamente debatido por muitos outros estudiosos se ruderalis é uma subespécie de Cannabis sativa.

Cannabis ruderalis é uma planta "auto-floração", o que significa que não precisa passar por um estado vegetativo para começar a florescer. A maturidade (idade) da planta é o que faz ruderalis florescer, ao contrário de seu ciclo de luz. As plantas ruderalis geralmente são baixas em THC, mas altas em CBD. Foi hibridizado com sucesso com outras variedades de cannabis para produzir cepas de cannabis rápidas e vigorosas com alto teor de CBD. Cannabis ruderalis é mais curta do que diferentes tipos de cannabis e é ideal para aqueles que procuram um rápido e/ou discreto ciclo de plantas.

S

Sativa ou Cannabis sativa

Cannabis sativa é uma planta herbácea anual com flores indígenas da Ásia oriental, mas agora de distribuição cosmopolita devido ao cultivo generalizado. Foi cultivada ao longo da história registrada, usada como fonte de fibra industrial, óleo de semente, alimento, recreação, estados religiosos e espirituais e medicina. Cada parte da planta é colhida de maneira diferente, dependendo de seu uso. Carl Linnaeus classificou pela primeira vez a espécie em 1753. A palavra “Sativa” significa coisas que são cultivadas.

Muitas pessoas usam o termo “Sativa” para se referir a uma variedade de planta de cannabis grande e esguia com folhas finas que produzem um efeito distinto “para cima” ou “energético”. Esta não é necessariamente uma maneira precisa de identificar uma variedade de cannabis, pois o mesmo tipo ou “strain” de cannabis pode crescer de maneira diferente em diferentes ambientes.

Serotonina

Às vezes conhecida como o "químico feliz", os agonistas da serotonina contribuem para sentimentos de bem-estar e felicidade. Os receptores de serotonina também são conhecidos como receptores 5-HT, que são assim chamados porque 5-hidroxitriptamina é o termo químico para serotonina. Existem 15 tipos conhecidos de receptores 5-HT, e muitos deles têm subtipos. A serotonina é um neurotransmissor que desempenha um papel importante no humor, emoção, sono e apetite.

T

Terpene

Os terpenos são compostos aromáticos que dão à cannabis seu sabor e aroma distintos. Existem mais de 100 terpenos diferentes na planta de cannabis. Alguns dos terpenos mais comuns incluem mirceno, limoneno, pineno, linalol, eucaliptol, nerolidol, beta-cariofileno e alfa-humuleno. Os terpenos têm seus próprios efeitos medicinais e trabalham em conjunto com os canabinoides para criar o efeito entourage.

THC – Tetrahidrocanabinol

O principal canabinoide psicoativo da planta de cannabis. O THC é um agonista parcial do receptor CB1, o que significa que se liga ao receptor CB1 e o ativa, mas não o ativa completamente. O THC também é um agonista do receptor CB2, mas é mais conhecido por seus efeitos no receptor CB1. O THC tem muitos efeitos medicinais, incluindo alívio da dor, estimulação do apetite e redução da náusea.

Tópica/Tópico

Um produto que é aplicado na pele.

Tricoma

Pequenos pelos que crescem na planta de cannabis que contêm canabinoides e terpenos.

U

Urologia

Relacionado ao sistema urinário ou ao trato urinário.

V

Vaporizador/Vape

Um dispositivo usado para vaporizar canabinoides para inalação.

Vas/o

Vaso, ducto ou canal.

W

Wax

Uma forma de concentrado de cannabis.

Z

Zyg/o

União ou junção.

Outros termos para cannabis ou maconha

"Maconha" é um termo coloquial derivado do espanhol que agora é comum no mundo do cannabis. "Cannabis" é, sem dúvida, o termo mais científico e tem menos bagagem histórica associada à "maconha". Portanto, é o termo preferido aqui na Leafwell, embora possamos usar a palavra "maconha" quando fizer sentido contextualmente. Outros termos populares para cannabis incluem (lista não exaustiva):

  • Pot.
  • Weed/Erva.
  • Tea/Chá.
  • Mary Jane.
  • Bhang (na verdade, um termo hindi que se refere a um alimento ou bebida infundida com resina de cannabis)
  • Alice B. Toklas — uma referência ao escritor e entusiasta da cannabis que tornou famosos os “brownies de maconha”.
  • Green/Verdinho.
  • Salad.
  • Whack tobacky, or “whacko tabaco.”
  • Herb/Erva.
  • Sinsemilla (que significa “sem sementes”).
  • Skunk (mais um termo do Reino Unido, skunk é uma variedade de cannabis que passou a significar qualquer tipo de variedade potente de cannabis).
  • Dank.
  • Devil’s Lettuce.
  • Meds.
  • Flower/Bud (referindo-se à flor verde e fumada da planta, em vez de haxixe ou qualquer outro extrato).
  • Regs (referindo-se à maconha normal e padrão).
  • Brick weed, também conhecido como “mersh” ou “comercial”, refere-se a cannabis semeada, geralmente velha e/ou não bem cultivada, possivelmente cannabis selvagem. Outros nomes incluem "Ragweed", "Ditch weed", "Reggie", "Swag" ou "Schwag". Quando da natureza, “erva daninha do arbusto”. Como esse tipo de cannabis era mais comum nos anos 60/70, às vezes é chamado de “erva daninha hippie”.
  •  420 Acredita-se que seja um termo cunhado em San Rafael, Califórnia, e associado ao Grateful Dead.

Termos usados para os efeitos da Cannabis

  • Buzz/Buzzed/Zumbido.
  • Baked/Cozido.
  • Cottonmouth/Dry Mouth/Boca seca.
    • Couchlock. Refere-se à sensação de relaxamento produzida pela cannabis, onde a pessoa não quer se levantar do sofá.
  • Fried/Frito.
    • Going Green or “White-Out.” O consumo excessivo de cannabis pode incluir tontura, náusea e/ou vômito.
    • High/Alto. Embora geralmente possa se referir aos efeitos da cannabis, algumas pessoas querem dizer “alto” para significar especificamente os impactos mais “up” ou energéticos da cannabis.
  • Lit Up/Iluminou.
    • Munchies/Larica. Os efeitos de aumento do apetite da cannabis.
  • Nature’s Holiday.
  • Roasted.
    • Stoned. Assim como “alto”, geralmente pode se referir aos efeitos da cannabis, mas às vezes é usado mais especificamente para se referir aos impactos mais relaxados da cannabis.
    • Toasted. Às vezes significava “chapado” ou “alto”, mas não necessariamente sobrecarregado.
  • Wasted.

Termos para extratos de óleo de butano haxixe (BHO)

  • BHO é um termo usado para uma forma altamente concentrada de cannabis, com canabinóides extraídos usando butano. Isso forma uma substância oleosa cor de mel semelhante ao RSO, mas pode ser fumada, vaporizada ou “dabbed” para uma dose concentrada de canabinóides. Esses óleos não são ideais para usuários iniciantes. Mesmo os entusiastas de cannabis experientes devem ter cuidado com esses extratos, pois podem ser muito poderosos, especialmente se for extrato de THC.
  • BHO vem sob muitos nomes, geralmente referindo-se à sua consistência. Esses nomes incluem:
  • Honey Oil. Gooey; honey-like / Óleo de Mel.
  • Wax or Honeycomb. Consistência mais dura e semelhante a cera.
  • Budder. Consistência entre óleo de mel e cera.
  • Crumble. Forma sólida e quebradiça de cera.
  • Pull-and-Snap. Textura semelhante a caramelo e pode ser quebrada em pedaços.
  • Shatter. Duro e semelhante ao vidro, e se estilhaçará se for tocado ou derrubado.

Obtenha seu cartão de maconha medicinal online em minutos.

Nosso cartão de cannabis medicinal é uma iniciativa que busca garantir a segurança e a legalidade do tratamento com cannabis medicinal para pacientes que necessitam de alívio para uma variedade de condições médicas. Após a obtenção do cartão, que pode ser físico ou digital, os pacientes podem adquirir produtos de cannabis medicinal diretamente com os diversos parceiros da Linha Canabica que já possuem integração com nossa tecnologia. 

Obtenha seu cartão de maconha medicinal online em minutos.

Acreditamos que a maconha é um remédio.

A cannabis é composta por centenas de substâncias, incluindo canabinoides, terpenos e flavonoides, que apresentam diversas aplicações terapêuticas para uma ampla gama de condições. Além disso, a cannabis é notavelmente segura e versátil, uma vez que seu principal mecanismo de ação envolve o sistema endocanabinoide (ECS).

Linha Canabica considera a cannabis uma farmácia em uma planta.

Infelizmente, mesmo com milhares de anos de uso seguro, inúmeros relatos anedóticos sobre a eficácia da cannabis e diversos estudos científicos que demonstram resultados positivos, a maioria das pessoas ainda não possui acesso à cannabis. Essa limitação se deve, em grande parte, à legislação relacionada à planta, cuja classificação como Substância da Tabela I dificulta significativamente a realização de pesquisas sobre ela.

Tudo o que você precisa saber para tratar suas Condições Médicas

Tudo o que você precisa saber para tratar suas Condições Médicas

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando problemas de saúde e ainda não encontrou a solução ideal, a cannabis pode ser uma alternativa eficaz para o que está buscando. 

A cannabis medicinal pode ajudar uma ampla gama de condições: Há evidências crescentes de que a cannabis medicinal tem vários efeitos positivos em várias condições médicas. Descubra mais sobre quais condições se beneficiam da maconha medicinal em nossa página de pesquisa.

Quer aprender mais sobre o tratamento? Baixe gratuitamente nosso guia!

Tratamento com Cannabis Medicinal - Linha Canabica

É fácil começar seu tratamento.

E é grátis. Duas coisas que todo mundo adora.