Search toggle

O que é CBG (canabigerol)? Benefícios, usos, dosagens

O que é CBG (canabigerol)? Benefícios, usos, dosagens

Com toda a conversa sobre THC e CBD, muitas vezes esquecemos que existem outros canabinóides encontrados nas plantas de maconha, incluindo o canabigerol ou o CBG. O CBG é o terceiro canabinóide mais comum na maconha, e a investigação demonstrou que este canabinóide tem potencial terapêutico para uma vasta gama de problemas médicos, incluindo dor crónica, distúrbios neurológicos e esclerose múltipla.

 

Como o CBG é feito

O canabigerol é conhecido como canabinóide “pai” de muitos outros canabinóides menores encontrados na planta Cannabis sativa .

Para ser um pouco mais técnico, o ácido canabigerólico (CBGA) é a forma ácida do CBG. É o precursor químico do THCA e do CBDA , que são os ácidos que evoluem para THC e CBD. Esses compostos evoluem para uma forma utilizável quando aquecidos pelo fogo ou quando transformados em vapor.

O CBG é formado naturalmente por plantas de cannabis. Você encontrará mais canabinóide em plantas jovens de cannabis antes que elas se convertam em outros produtos químicos. À medida que as plantas de maconha amadurecem, a quantidade de CBG que produzem diminui. Você também pode encontrar CBG em plantas de cânhamo.

Como funciona o CBG

Antes de entrarmos no CBG, vejamos dois tipos de receptores canabinóides no corpo humano: CB1 e CB2. Os receptores CB1 estão localizados no sistema nervoso central e os receptores CB2 são encontrados no sistema imunológico.

As pesquisas sobre como o CBG interage com os receptores CB1 e CB2 são confusas, mas parece melhorar o humor e agir como um analgésico sem os mesmos efeitos psicoativos que os canabinóides como o THC. Mais pesquisas são necessárias para compreender os mecanismos por trás do canabigerol e como ele interage com os receptores canabinóides.

O CBG deixa você chapado?

sistema endocanabinóide do corpo processa CBG ao mesmo tempo que outros canabinóides interagem com o corpo. Isso significa que não faz você se sentir intoxicado como os produtos ricos em THC fazem você se sentir.

De facto, a forma como o CBG interage com o sistema endocanabinóide pode neutralizar os efeitos psicoactivos do THC à medida que competem por espaço nos receptores CB1. No entanto, a presença de CBG também pode prolongar o tempo de permanência do THC no sistema, ao mesmo tempo que diminui os seus efeitos.

É importante notar que, embora não seja intoxicante, o CBG ainda interage com o corpo para produzir efeitos fisiológicos – muitos dos quais apresentam benefícios promissores para a saúde.

Potenciais benefícios para a saúde 

Pesquisas clínicas recentes mostram que os produtos CBG  podem ter uma série de efeitos terapêuticos, embora os estudos em humanos nesta área da pesquisa sobre cannabis sejam escassos.

Dito isto, estudos em animais descobriram que os benefícios do CBG podem incluir o alívio de coisas como dores nos nervoscaquexia e ansiedade.

Ansiedade e depressão

O CBG pode ser útil no tratamento da depressão e da ansiedade. O CBG é conhecido como um inibidor da recaptação de GABA, que aumenta a quantidade de GABA (uma importante substância química cerebral) disponível no corpo.

O aumento do GABA pode proporcionar relaxamento muscular, alívio de tensões e uma sensação de calma no corpo. Os déficits de GABA estão associados à ansiedade e à depressão, razão pela qual os medicamentos e suplementos de GABA já são usados ​​para o transtorno de ansiedade generalizada.

Como foi demonstrado que o CBG eleva os níveis de GABA, ele aponta o canabinóide como um tratamento promissor para certas condições de saúde mental ou mau humor.

Doença inflamatória intestinal

As propriedades anti-inflamatórias do CBG podem torná-lo particularmente útil para condições que afectam os intestinos, incluindo doença inflamatória intestinal (DII), doença de Crohn e cancro colorrectal.

Um estudo em animais relatou que o  CBG ajudou a reduzir a inflamação em ratos com DII. O CBG também pode estimular o apetite devido ao seu efeito nos receptores CB1, o que pode ser potencialmente muito útil para problemas de saúde como distúrbios alimentares  e síndrome de emaciação.

Glaucoma

A pesquisa aponta o CBG como um potencial auxiliar no tratamento do glaucoma. Atua reduzindo a pressão ocular (pressão intraocular) e fornecendo nutrição aos olhos.

Doença de Huntington

Esta doença genética rara causa um colapso das células nervosas do cérebro. Além das capacidades neuroprotetoras do  THC e CBD, a pesquisa descobriu que o CBG também atua como neuroprotetor. Isto pode ser útil para pessoas com doença de Huntington, inibindo os danos às células nervosas.

O mesmo estudo mostrou que o CBG e outros canabinóides melhoraram os défices motores e protegeram o cérebro das toxinas. Estes resultados significam que o CBG tem potencial terapêutico para ajudar nos sintomas de outras condições neurodegenerativas, como a esclerose múltipla.

Encefalomielite Miálgica/Síndrome de Fadiga Crônica

O CBG é um dos poucos compostos naturais de cannabis em todo o mundo que previne e repara danos neurológicos. O canabinóide é de particular interesse para quem sofre da chamada encefalomielite miálgica/síndrome da fadiga crónica, graças à sua capacidade de amortecer a inflamação e limitar os danos às células da medula espinal e do cérebro.

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Devido às suas propriedades neurogénicas (benéficas para o sistema nervoso), o CBG pode ser uma opção para indivíduos com esclerose lateral amiotrófica (ELA)Estudos descobriram que as propriedades antioxidantes e antiinflamatórias do CBG podem ajudar a aliviar a dor associada à ELA.

Trauma cerebral

Uma revisão de investigação que examinou o potencial terapêutico do CBG e de outros canabinóides para traumas cerebrais encontrou evidências consideráveis ​​das capacidades neuroprotetoras do CBG. Isto significa que o CBG pode ser um defensor útil, protegendo o cérebro de danos a longo prazo causados ​​por traumas físicos.

Câncer

Além de ser um agente antiinflamatório, o CBG pode bloquear os receptores responsáveis ​​pelo crescimento das células cancerígenas. Por exemplo, foi demonstrado que inibe o crescimento de células cancerosas colorretais. Como tal, o CBG pode ser um tratamento útil e preventivo para certos tipos de cancro.

Efeitos colaterais e interações do CBG

Poucas pesquisas examinaram os efeitos colaterais do CBG ou como o canabinóide interage com outras drogas. No entanto, devido às propriedades antibióticas do CBG e aos efeitos sobre as náuseas, é razoável supor que ele possa interagir com o seguinte:

Como usar CBG

O método mais comum de utilização do CBG é na forma de óleo. Nas plantas de cannabis, o CBG está presente apenas em pequenas quantidades.

Cepas de cannabis com alto teor de CBG

Mais cepas de CBG foram desenvolvidas recentemente e os produtores provavelmente criarão mais no futuro. Aqui estão algumas cepas com alto teor de CBG:

  • Matterhorn
  • Célula tronco
  • CBG branco
  • Jack Frost
  • Super cola
  • Limão Creme Diesel

flor-cbg

CBG: Conclusão

Enquanto a investigação está em curso, o CBG mostra-se promissor como canabinóide terapêutico. Também foi demonstrado que funciona bem em conjunto com outros canabinóides como  THC, CBD e muito mais.

Aqui na Linha Canabica, acreditamos que todos os canabinóides têm propriedades únicas que podem ser usadas separadamente ou em conjunto para ajudar a tratar condições médicas. Se você estiver interessado em aprender mais sobre CBG e outros canabinóides, entre em contato com um profissional da saúde da Linha Canabica hoje mesmo. 

Barbara Arranz

Biomédica, especilista em terapia canabinoide e psicodélica, habilitada em acupuntura e análises clínicas e pós graduada em cosmetologia e desenvolvimento de novos projetos pela Uniara, atualmente vivo em Madri. Mulher, mãe atípica, ativista, educadora e empreendedora.

Related posts

Search O que é canabicromeno (CBC)? Tudo o que você precisa saber
Usuários de cannabis têm resultados "superiores" na COVID. Search